sábado, 5 de dezembro de 2015

Aula II- Sola Scriptura para Crianças

Sola Scriptura – Aula 2


            Aula passada nós estudamos sobre a Reforma Protestante, vocês lembram crianças? Nós estudamos que a Igreja Católica mudou o que tinha de bom na Igreja Primitiva, mas Deus levantou Martinho Lutero e João Calvino para que as coisas voltassem a ser o que eram. Eu disse semana passada algumas coisas ruins que a Igreja Católica fazia, vocês lembram quais eram?
            Bom, eu não contei tudo. Na verdade eu contei só um pedacinho. E também não contei tudo sobre a reforma. Eu também só contei um pedacinho sobre isso. A história é muito grande! E hoje eu vou contar mais um pedaço. Dentre outras coisas que a Igreja Católica fazia (e ainda faz), era dizer que a Bíblia era muito importante, mas na verdade eles não agiam assim. Eles acreditavam que a Bíblia era tão importante quanto o que o Papa falava, que os concílios, as tradições e etc. Isso é muito errado!
            A Bíblia é a palavra de Deus, e Deus é todo poderoso, justo, bondoso, perfeito e digno de adoração. A Bíblia foi escrita por homens, é verdade. Mas foi Deus quem disse aos homens o que escrever. É uma coisa muito séria quando alguém não faz o que a Bíblia manda, pois está desobedecendo o próprio Deus. E colocar um homem na mesma importância da Bíblia é acreditar que esse homem é tão importante quanto Deus!
            Foi por causa disso que a Igreja Católica praticou tantas maldades e fez tantas coisas erradas! Se o Papa dizia que é certo adorar a Maria, eles aceitavam, se o Papa dizia que a salvação pode ser comprada, eles acreditavam. Eles também não deixavam a Bíblia ao alcance das pessoas. Só quem tinha acesso às sagradas escrituras era o Padre, e ele só lia a Bíblia em Latim! Uma língua muuuuito mais difícil que Inglês ou Espanhol! Ninguém entendia nada.
            E foi pensando nisso e em outras coisas que os reformadores fizeram os cinco solas, que são frases pequenas que resumem em que a Igreja de hoje deve ser diferente da Igreja Católica. Essas cinco frases se transformaram no lema da reforma protestante. Hoje, nós vamos estudar o primeiro sola, “Sola Scriptura”, que quer dizer “somente a escritura”. Quando eu falo isso, em que vocês pensam?
            Essa frase quer dizer que não interessa o que o Papa fala, e sim o que a Bíblia fala. Mesmo que nossos pais digam algo (e nós devemos prestar muita atenção e respeito ao que eles falam), se eles disserem algo que não está de acordo com a Bíblia, está errado! Não importa quão importante o Papa era. Se o prefeito ou o presidente falarem algo que desagrada a Deus, está errado e não devemos concordar!
            Na própria Bíblia diz isso. Abram em II Timóteo 3.16,17. Nessa passagem nós encontramos uma verdade. A Bíblia tem tudo o que precisamos para viver nessa terra, pois encontramos o que nosso bom Deus quer que façamos para viver de forma que o agrade! Por isso, crianças, todos nós devemos ler a bíblia todos os dias. Somente assim nós saberemos como agir diante das situações da vida!

            E vocês, crianças, conhecem a vontade de Deus pra vida de vocês? Se não, não perca tempo e comece hoje mesmo a ler a Bíblia todos os dias.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A Reforma Protestante para crianças!

             Há um certo tempo me deparei com uma  missão: ensinar a Reforma Protestante para crianças. Fui na internet atrás de algum material e não encontrei nenhum! Diante disso, resolvi criar o meu próprio material. A cada semana vou postar uma lição. A sequência será: A Reforma Protestante, Os Cinco Solas e o TULIP. Espero que gostem e façam um bom proveito.


Reforma Protestante – aula 1

       Há muito tempo atrás, Jesus morreu na cruz para nos salvar dos nossos pecados. Depois que Jesus morreu, muitas pessoas o confessaram como Salvador e se reuniam frequentemente para adorá-lo. Foi assim que nasceu a igreja primitiva. A Bíblia diz que essa igreja era muito unida e os irmãos viviam em comunhão e verdadeira adoração à Deus (At 2.42-47).
       Infelizmente, os imperadores daquela época eram muito maus e não queriam que os cristãos adorassem a Deus. Os imperadores queriam que os cristãos o adorassem, e como eles não faziam isso, ele mandou matar muitos, muitos cristãos – inclusive criancinhas. Eles eram queimados vivos, devorados por leões e muitas outras maldades.
       Depois de um certo tempo, um imperador chamado Constantino resolveu permitir que os cristãos adorasse a Deus, o que foi um grande alívio! Finalmente eles podiam adorar a Deus publicamente sem serem mortos! Infelizmente, algumas pessoas começaram a mudar muitas coisas boas que existiam na igreja.
      Eles começaram a adorar os mortos como Maria, Pedro, João... Eles foram servos de Deus e merecem nosso respeito, mas nós devemos adorar somente a Deus. Eles começaram a vender indulgências, mentiam dizendo que estavam vendendo um pedaço da cruz de Cristo, ou que pagando muito dinheiro Deus iria perdoá-los. Foi assim que nasceu a Igreja Católica. O que vocês sabem sobre a Igreja Católica, crianças?
            Naquela época, era ela que mandava em tudo, não era como hoje que existe um presidente... O Papa mandava em tudo. Eles não deixavam ninguém ler a Bíblia, eles diziam que o dinheiro era pra dar todo pra igreja, eles ensinavam que se a gente pecasse, podia pagar um dinheiro pra Deus e estaria tudo resolvido, apenas pra ficar com o dinheiro do povo. Eles eram muito maus e não faziam a vontade de Deus. Aqueles que eram padres gostavam apenas de ter dinheiro e não de ajudar ninguém!
            Até que um dia, estavam todos cansados disso tudo, e um monge chamado Martinho Lutero escreveu 95 teses falando tudo o que não estava de acordo com a vontade de Deus e colocou na frente de um castelo na Alemanha! Os Padres não gostaram nada disso e mandaram ele sair da igreja. Ele também fez uma coisa muito importante: traduziu a Bíblia. Os padres não deixavam ninguém ler a Bíblia, ninguém a conhecia! Com isso as pessoas puderam ler mais a Bíblia e entender o que Deus realmente falava.
            Depois disso, Deus levantou também um homem chamado João Calvino. Ele foi um pastor muito importante, pois combateu muitas heresias da Igreja Católica. Ele escreveu um livro muito importante, chamado as Institutas, e lutou muito pra que a Igreja voltasse a ser como era, como a Igreja Primitiva, vocês lembram como era ela? Os crentes adoravam em verdade e esse era o intuito de Calvino.
            A Igreja Católica não gostou nadinha de Calvino e Lutero terem feito isso. Muitas pessoas se sentiam mal com o Catolicismo, pois eram exploradas pela igreja. Quando elas viram como realmente era pra ser, elas tiveram consciência de que não devemos adorar ninguém mais senão a Deus e saíram da Igreja Católica. A Igreja Católica começou a matar muitos, muitos cristãos. Eles eram mortos simplesmente por adorar a Deus verdadeiramente. Felizmente Deus quis que a obra dele fosse adiante e permitiu que o evangelho fosse pregado até chegar aqui no Brasil! Graças a Ele por isso!






Perguntas a serem feitas:
1-      Como era a Igreja Primitiva?
2-      Como era a Igreja Católica?
3-      Cite uma coisa que a Igreja Católica fazia e era errado.
4-      O que Lutero fez que foi muito importante?
5-      O que Calvino fez que foi muito importante?
6-      Qual era o objetivo da Reforma Protestante? 





terça-feira, 2 de junho de 2015

Mocidade em serviço ao Senhor - parte II

          É típico da sociedade achar que a juventude foi feita para se entregar as próprias paixões. O advento do século XXI trouxe às pessoas um sentimento de que essa é a Belle Époque do mundo (ou do Ocidente). As artes são as melhores, a tecnologia nos fez mais inteligentes, as festas são as melhores, as alegrias, a informação ao nosso dispor, a globalização, entre outros. Diante de todas essas facilidades e "delícias" ao nosso dispor, gastar a juventude no banco de uma igreja é ser tolo, além de ser impossível.
          É triste ver como esse pensamento tem afetado a igreja. Além de querer deixar a igreja mais parecida com o mundo para atrair jovens (transformando cultos em baladas), dá-se um desconto àqueles jovens que não são tão comprometidos. Esquecemos que desde que o pecado entrou no mundo é difícil servir a Deus. Barbaridades não aconteceram só agora e sempre foi mais fácil viver longe do Senhor. 
          Apesar de muitas dificuldades, vemos muitos exemplos bons de jovens que serviram a Deus apesar das circunstâncias. Daniel, por exemplo, mesmo estando no cativeiro babilônico, longe da sua nação, da sua religião, das leis civis estabelecidas por Deus, não se deixou contaminar e mesmo sob risco de ser lançado da cova dos leões, não deixou de servir a Deus.
         Assim como Daniel, temos muitos jovens que serviram a Deus apesar dos maus tempos.Timóteo, que apesar da imoralidade da Grécia viveu de forma pura e serviu ao Senhor naquela sociedade corrompida; José, que foi um exemplo de servo e líder no Egito; Samuel, que ouviu a voz de Deus mesmo sendo jovem; Davi,  que matou Golias confiando que o Deus dos exércitos estava com ele; Ester, que através da sua influência como rainha fez com que o povo de Deus fosse salvo da morte;
         Todos esses exemplos nos mostram que em diversas situações da vida é possível servir ao Senhor! Seja em meio à promiscuidade, sob medo de ser morto ou longe da sua terra, Deus é conosco e é ELE que é nossa força para sermos assim. Quantas vezes reclamamos que somos "perseguidos" aqui no Brasil! De fato estamos numa luta constante contra a maré. As ideologias pregadas no Brasil são anti-bíblicas e devemos no opor a elas. Mas quando olhamos tanto os mártires quanto os jovens que também viveram em uma era corrompida, não nos sobre qualquer desculpa para deixar de servir a Deus. 
         Que tenhamos esses jovens como exemplo e jamais nos esqueçamos do nosso papel como cristãos, que venhamos fazer a diferença independente do nosso meio. Que possamos ser profissionais com uma cosmovisão bíblica e influenciar aqueles que estão ao nosso redor. Que Deus em sua grande bondade e misericórdia venha  nos ajudar a permanecer firmes apesar das circunstâncias!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Olhando pra eternidade


         Nós, cristãos, sabemos muito bem de onde viemos e para onde vamos após a morte. Até mesmo descrentes ou neófitos sabem que o Cristianismo prega que os santos irão para o céu e os ímpios para o inferno. Crescemos e somos até incentivados pela cultura de "ser bonzinho" pra ir para o céu. Faz parte da nossa cultura crer nisso.
         O que esquecemos muitas vezes é a maneira pelo qual devemos nos portar diante da realidade de que somos forasteiros nessa terra (I Pe 1.1, 2.11;) vai MUITO além de palavras e sentimentos. Ao saber que nossa real pátria não é essa (Fp 3.20) devemos desapegar das coisas desse mundo, e esse desapego deve feito com alegria e esperança no porvir.
         Diante disso, posso citar alguns resultados que a real percepção da eternidade nos causa:
      1- Saber que não somos dessa terra nos faz desapegar das riquezas.
         Quando entendemos realmente que nenhuma riqueza nesse mundo se compara à riqueza que teremos de estar ao lado de Cristo por toda a eternidade e o que nada disso importa na eternidade, somos mais desapegados ao dinheiro, somos atenciosos às necessidades materiais do nosso irmão e somos menos avarentos. Isso não quer dizer que não devemos trabalhar. Pelo contrário! Devemos ser exemplos no nosso trabalho. Mas quando se tem o entendimento de que a maior riqueza desse mundo não são as posses, o salário justo que um pai de família ganha com o seu suor será gasto de maneira que agrade a Deus, inclusive ajudando aos mais necessitados. 
     2- Crer que passaremos a eternidade com Cristo nos faz mais longânimos, pacientes e esperançosos durante as perseguições. 
         Quando estudamos a história da igreja, desde o antigo testamento até a reforma protestante, não podemos deixar de nos sentir tristes por todos os mártires e ao mesmo tempo admirados pela forma que nossos irmãos em Cristo passaram por isso. Cristãos foram apedrejados, crucificados, decapitados, queimados vivos... Mortes, mortes e mais mortes. O que mais me chama a atenção é a forma como nossos irmãos encaravam a morte. Muitos morriam ou eram torturados cantando a Deus, pacientes. O "segredo" disso era que eles sabiam que esse mundo é transitório. Eles morriam alegres por saber que estavam morrendo por causa de Cristo e que iriam para Ele! Quando entendemos isso também, somos mais alegres durante as dificuldades pois sabemos que além das dificuldades serem um método que Deus usa para nos moldar, elas são passageiras!
  3- Saber que nossa alma é eterna nos faz cuidar mais dela do que de outras coisas.
         Sei que ter a disciplina de cuidar da nossa alma é um dos problemas enfrentados por muitos irmãos em Cristo, inclusive meu. Mas quando entendemos que nossa alma é eterna, não só dedicamos mais tempo em cuidar disso como nos preocupamos com o estado da alma dos outros, ou seja, evangelizamos. A consequência de cuidar da nossa alma é agir de forma condizente com a que Deus requer de nós.
         Quando vemos que este mundo é apenas transitório, conseguimos abandonar as paixões desse mundo, conseguimos ver que as riquezas desse mundo não são nada comparadas á eternidade com Cristo. Todo sofrimento é transitório, toda riqueza ficará. Quando entendemos que nossa pátria não é aqui desapegamos das coisas desse mundo, adoramos a Deus em verdade, nos alegramos nas tristezas e somos fortes nas fraquezas. Quando entendemos pra onde vamos cuidamos muito mais da nossa alma, cuidamos muito mais em pregar o evangelho, em andar conforme Deus quer. 
         Por isso, não podemos deixar de rogar a Deus como Jonathan Edwards: Oh Deus, grave a eternidade nos meus olhos!

terça-feira, 12 de maio de 2015

Mocidade em serviço ao Senhor - parte I

     

          Sentada recentemente em uma rodinha com meus colegas de faculdade esperando a professora chegar, um dos meus colegas começou a cantar um funk totalmente imoral. Como eu não podia sair dali no momento, eu pedi a ele que parasse de cantar aquela música indecente. Ele me ignorou completamente e continuou a cantar (uma atitude que não me surpreende em um ímpio). O que realmente chamou minha atenção foi um colega meu, que é crente, sorrir da situação e dizer: "se acostume! É o meio em que vivemos, somos jovens! O bom mesmo seria se houvesse uma universidade só para crentes".
          Esse comentário me fez parar para pensar em como a juventude e a igreja estão sendo encaradas atualmente. Vivemos na era do "carpe diem", do antropocentrismo. O homem está cada vez mais entregue à própria vontade e isso é louvado pela sociedade. A juventude é vista como o momento da vida de se entregar às próprias paixões e a igreja o lugar de "compensar" os pecados cometidos na juventude (portanto, alguns defendem, só vão congregar quando forem velhos). O jovem que dedica suas forças ao trabalho do Senhor e anda nos seus caminhos é visto como bobo, como velho. 
          Não são poucos os jovens que pensam assim e estão dentro da igreja. Muitos apesar de serem frequentes nos cultos, não têm uma real vida de comunhão com Deus, se "justificando" através de argumentos baratos que o mundo prega. Bradam de forma tola slogans mentirosos, se conformando com este século. Dizem ser cristãos e até entendem um pouco sobre isso. Leem versículos isolados na Bíblia e parágrafos isolados de livros para "aliviarem a mente".
          É a geração que se conformou com o século presente, fazendo exatamente o oposto às palavras do apóstolo Paulo: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus Rm 12.2.
          Esses pensamentos estão errados por várias razões. A primeira delas é que somos todos criaturas de Deus e devemos adoração a Ele. TODOS, de todas as idades, países, língua e nação devem louvor a Ele por sua bondade e misericórdia. O fim principal do homem é glorificar a Deus( Rm 11.36; I Co 10.31), e gozá-lo para sempre( Sl 73.24-26; Jo 17.22,24). Portanto, não importa a idade, devemos nos dedicar a Deus. Não devemos deixar de adorá-lo por sermos jovens, devemos usar do nosso vigor e juventude para sermos sal e luz.
          Outro pensamento errado é o de que devemos nos pintar de acordo com a situação. Nosso comportamento deve ser constante. Devemos ser a diferença, o sal e a luz (Mt 5.13,14). Assim como não devemos nos moldar ao mundo, não devemos nos separar totalmente dele. Devemos discordar do mundo, mas não adianta viver como um monge, se separar de tudo! Afinal, o pecado está no coração de cada homem, o que acontece na sociedade de forma generalizada é apenas o reflexo isso.
           A Bíblia tem excelentes exemplos de jovens que usaram sua juventude, sua força e seu tempo para servir a Deus. Daniel, Timóteo, José e Moisés, por exemplo, foram jovens que apesar no tempo mau serviram a Deus e foram jovens íntegros em seu tempo. Minha oração é que Deus nos ajude a sermos sal e luz. Afinal, este mundo velho precisa de nós, jovens, para pregar o evangelho seja em atitudes ou palavras.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O que fazer com meu tempo?

           


 Sempre escutamos a velha ladainha sobre o tempo. Aqueles que não tem, reclamam. Aqueles que tem de sobra reclamam por não terem nada para fazer. A maior parte dos jovens desperdiçam seu tempo com atividades sem retorno e quando chegam em um certo estágio da vida que não tem mais tanto tempo como antes, lamentam por não ter tempo para descansar, se dedicar aos Hobbies e desenvolver conhecimentos. É fato que devido a cobrança sobre os jovens, muitos lotam sua agenda desde cedo com várias atividades relacionadas ao estudo. E isso é bom. Entretanto, o que fazer quando meu pai não tem condições financeiras para que eu entre em um cursinho pré-vestibular, de inglês, de violão, na natação, academia, luta e tantos outros? O que fazer quando se tem tanto tempo livre?
             Um dos hábitos mais tóxicos de nossa sociedade é o tempo gasto com coisas inúteis e a pouca dedicação com as coisas que realmente importam. São horas a fio lançadas ao lixo com tanto tempo na internet, TV, vídeo games e celular. De forma alguma quero dizer que é pecado ter entretenimento, diversão e etc. Muito menos devo dizer que internet é algo errado. Contudo o uso demasiado nos influencia negativamente! É como está escrito em Eclesiastes 3.1: Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Existe tempo para tudo! Existe o tempo para dormir, acordar, trabalhar, estudar, se entreter e assim por diante. Se eu gasto três, cinco, dez horas do meu dia com video games, internet e TV, com certeza isso se tornou um vício e pode me influenciar negativamente¹.
            Então, já que passar tanto tempo com entretenimento faz mal, o que fazer com meu tempo livre? Que atividades eu, jovem cristão, devo desenvolver de forma que glorifique a Deus e ocupe meu tempo? Como fazer isso sem recursos financeiros disponíveis?
           Posso ocupar meu tempo me dedicando mais em oração e meditando na palavra Dele! Momentos de comunhão com Deus são impagáveis e são totalmente FREE! Temos tanta coisa pra orar, a Bíblia é tão grande e ela se renova a cada dia! Essa é uma excelente maneira de utilizar seu tempo livre, além de crescer espiritualmente e nutrir uma deliciosa comunhão.
           Posso ocupar meu tempo ajudando mais minha mãe nas tarefas domésticas. Se tem uma coisa que demanda tempo e paciência é manter uma casa limpa e organizada. Mesmo que você já ajude, com certeza vai ter algo mais que você possa fazer!
          Posso ocupar meu tempo aprendendo novas coisas.  Que tal sair um pouco do Facebook e procurar vídeo aulas na internet? Existem muitos blogueiros e vlogueiros que ensinam a cozinhar, a falar um novo idioma, tocar um novo instrumento. Que tal perguntar pra sua mãe como ela faz aquela torta deliciosa e pra aquela senhora da sua igreja como ela cuida tão bem da sua horta? São atividades deliciosas (experiência própria) e são uma excelente forma de ocupar o tempo.
          Posso ocupar meu tempo produzindo algo que possa ser comercializado. Já que dinheiro é o problema, que tal fazer algo para vender? Por muito tempo eu fiz brigadeiros pra levar para a escola, mas existe uma lista imensa de coisas que podem ser feitas pra comercializar. Comidas, lanches, doces, salgados, artesanatos... Além de ocupar seu tempo, ainda sobra um dinheiro pra comprar mimos pessoais.
        Posso ocupar meu tempo fazendo um trabalho voluntário. Além de trabalhar na igreja, independente de possuir cargos, existem várias entidades sociais que vivem de doações de dinheiro e mão de obra. Use o dom que Deus te deu para abençoar outras vidas. Se você sabe cozinhar bem, tocar, etc, existem associações que ensinam diversas coisas para deficientes. Se você gosta de cuidar do próximo, porque não ser voluntário na APAE, por exemplo? Além disso, sempre há algum trabalho que pode ser desenvolvido dentro da sua própria igreja.
       Posso ocupar meu tempo com caminhadas e atividades físicas fora da academia. Existem até videos no You Tube pra quem não tem dinheiro pra entrar na academia mas quer manter a forma.
       Posso ocupar meu tempo visitando irmãos e ajudando no que eles precisam. Sabe aquela irmã que está doente? Visite-a. Aquele amigo que está precisando de ajuda, visite-o. Vamos usar do nosso tempo para exercer misericórdia e fazer o que alguns irmãos não fazem por falta de tempo.
       Enfim, existem muitas possibilidades de usar nosso tempo para a glória de Deus. Sei que eu posso fazer ainda muito mais com meu tempo mas eu quis frisar em algumas atividades geralmente não muito praticadas por jovens. Que Deus nos ajude a glorificar a ELE com nossas atitudes e usar sabiamente nosso tempo para crescermos.
 



Cynara Pereira
_____________________________________________


¹ Saiba mais sobre os malefícios do uso demasiado da internet aqui: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/07/uso-excessivo-de-internet-pode-danificar-cerebros-dos-jovens.html