sábado, 10 de agosto de 2013

Você é culpado!

Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. Tiago 1:15
Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 1 João 3:4


         A graça e a paz amados. Hoje venho vos falar sobre o pecado, mais necessariamente sobre como somos enganados sobre nós mesmos acerca do mesmo. Nós, como seres pecaminosos desde o ventre de nossa mãe, tendemos a tratar o pecado como algo legítimo, algo correto. Nem sempre temos a verdadeira visão do que é pecado. Sendo assim, nos tornamos ignorantes quanto ao nosso estado de depravação, nos achamos justos perante o Senhor. Achamos possível cumprir toda a lei, e achamos justo irmos para o céu por nossos méritos. Assim como achamos injusto achar que Deus envia pessoas ao inferno. É por causa de pensamentos como esse que surgem todas as outras seitas dentro da igreja. Nos tornamos escravos da auto justiça. Nos perguntamos: o que tem de tão mal de pecar "apenas esse pecadinho"? 

             Todas essas idéias erradas sobre o pecado, idéias que até mesmo cristãos professos dizem, provém de apenas um defeito: a falta de meditação na santa palavra de Deus. Esta escrito que "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" João 8:32. Sendo assim, nosso único antídoto contra essas concepções erradas é meditar na palavra do Senhor e pedir ao seu Santo Espírito que se revele a nós através de sua santa palavra.
            Portanto, vamos começar vendo o que é nosso pecado. Porque é errado pecar.
            1- O pecado é a transgressão da lei.
                Deus em sua infinita bondade e misericórdia colocou a lei em nossos corações. A lei de Deus é boa, porque é sua vontade. E a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2). Se de fato seguíssemos a lei de Deus, teríamos uma vida perfeita. Nossa vida seria completamente boa, perfeita e agradável, porque estaria no cerne da vontade de Deus. Mas depois da queda, somos incapazes de seguir a lei por nossos próprios méritos. Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3:23). Por isso é impossível entrar no reino dos céus sem a remissão de pecados encontrada em Cristo. TODOS PECARAM. Não apenas Eva, não apenas Adão. Mas também Abel e Caim, assim como todos seres humanos. A boa nova é que Cristo morreu por nossos pecados (1Co 15:3) e podemos entrar no céu pelo novo e vivo caminho, feito pelo sangue de Jesus(Hb 10:20).
         2- O pecado é a satisfação de nossa vontade, tornando-nos nosso próprio deus.
              Ou seja, quando você peca, não o faz pensando no próximo, muito menos em Deus. Você peca querendo satisfazer sua própria vontade. Eu peco querendo satisfazer minhas vontades. No âmago do pecado está a vontade de satisfazer nossas próprias vontades. De ser Deus, de ditar nossas regras e comportamentos baseados no que eu acho que é bom pra mim. Como somos arrogantes! Negamos a vontade de Deus pelo que ACHAMOS que é bom pra nós. Há uma ponta de idolatria no pecado. Pois o que é avareza, se não colocar o dinheiro como seu ídolo? O que é justiça própria, se não achar que o pecado é cometido contra nós? Pois o que é orgulho senão roubar a glória de Deus?
Talvez você ache que estou sendo dura, mas a verdade é que Deus ABOMINA o pecado. Ele não simplesmente odeia, ele ABOMINA. Por isso não podemos tratar o pecado com amor, carinho e compreensão. Ou você o doma, ou ele te doma. Ou Deus reina seu viver, ou você reina seu viver e se dirige cego ao inferno.
3- Todo pecado é cometido contra Deus.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Salmos 51:4
               Talvez você tenha lido esse texto várias vezes sem analisar a profundidade dele. Caso você não saiba, esse texto foi escrito por Davi logo após ele ter cometido adultério e assassinato. Caso você não conheça a história, Davi teve relações sexuais com Bate-seba e assassinou seu marido, Urias. Agora é interessante que Davi aplica seu pecado apenas a Deus. Ele sabe que ele pecou contra Urias, roubando sua mulher e tirando-lhe a vida. Mas ele sabe que antes de tudo, ele pecou contra Deus.
                 4- O pecado vem do coração 
O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Mateus 15:11
          Outro aspecto interessante do pecado é que ele não se limita apenas às ações. Se eu não matar, mas odiar meu irmão, estou pecando. Se eu não roubar, mas cobiçar, estou pecado. Se eu não adulterar, mas imaginar um ato sexual com alguém que não é meu cônjuge, estou pecando. 
           A profundidade do pecado.
            Você percebeu agora como é fácil pecar? Percebeu porque você não iria pro céu por seus próprios méritos? Percebeu quão indesculpável és? Percebeu quão podre é seu coração? Percebeu porque merecemos o inferno? Chore homem! Chore por seus pecados, não chore pelas consequências. Chore porque são muitos, porque são contra Deus. Peça perdão, confesse, se arrependa. Peça porque Deus é misericordioso e já providenciou seu perdão: o sacrifício vivo do cordeiro imaculado! Peça a Deus que te limpe para ser limpo (Salmo 51).
          A boa nova.
          Uma das partes mais lindas em servir a Deus, é perceber que você não é nada, nada mesmo. Imagine. Foi Deus quem te fez saber dos teus pecados, foi Deus que te fez se arrepender, foi Deus quem te perdoou. Cadê você nessa história? Onde estão as minhas mãos? Não estão. Simplesmente assim. Não temos nenhuma participação na nossa salvação, pois foi Deus quem escolheu, chamou, justificou e perdoou. Assim podemos dar graças a Deus por seu perdão e meditarmos em sua santa palavra, orar e pedir que nos ajude a mudar. Porque só com a ajuda de Deus poderemos mudar. Eu peço a Deus que você não termine de ler esse texto e simplesmente se esqueça. Oro pra que Deus mude seu coração porque Ele pode fazer isso, aliás, só Ele pode. Graças a Deus por isso, porque se nossas obras nos levassem ao céu, estaríamos condenados. Confiamos assim na sua misericórdia e perdão para mudar. Que Deus nos ajude nessa caminhada! Amém.

sábado, 20 de julho de 2013

Utopia.

" A pessoa que Deus me der vai me amar como sou".
                A graça e a paz amados. Hoje quero mostrar o lado errado dessa ideia egoísta de que a pessoa que se casarão vai consentir com seus erros, defeitos, egoísmo e tudo o mais. Esse pensamento nada mais é que uma margem para não se prepararem para serem um bom cônjuge. Esse pensamento é proveniente do movimento "eu escolhi esperar". Veja o que o site Reforma que passa  diz sobre isso:
"E o problema é que esse alguém na visão dos Esperandetes será uma pessoa perfeita, amor à primeira vista e nunca vão discutir e etc. Um erro! E infelizmente esse conceito de Espera do EEE e de Predestinação Amorosa da Sarah Sheeva (que tem 40 anos e acredita em príncipe encantado) distorce na cara de pau a Bíblia e a realidade. Fazendo o quê? Gerando crentes paranoicos na sexualidade, meninas com síndrome de princesinhas se achando a última bolacha do pacote porque 'Escolheram Esperar' (como se fosse ordenança divina) e rapazes frouxos, covardes, sem papo. Logo, pessoas desinteressantes. E tudo isso com o objetivo de transar apenas no casamento. Só que se eu fosse debater isso, daria um livro pois a concepção de casamento é errada. No fim, de tudo o que falam entendemos como o meio Cristão está ferido sobre relacionamentos."
             Mas meu foco aqui não é discutir sobre o movimento "eu escolhi esperar", embora eu não corcorde em muitos aspectos. A intenção é boa, e tem uma ideia correta: a de que temos que permanecer castos até o casamento. Mas também vem acompanhada de muitas outras baboseiras das quais não quero refutar. Meu foco aqui é sobre uma das visões erradas: o pensamento de que será um relacionamento perfeito, que você e seu cônjuge viverão em perfeita paz, sem precisarem melhorar pois "se amam", e que a pessoa que Deus te der tanto será perfeita, como aceitará seus defeitos sem ao menos achar ruim.
         As pessoas precisam entender uma coisa: NÃO EXISTEM PESSOAS PERFEITAS. Depois da queda, todos nós somos suscetíveis a erros, pecados e defeitos. O pecado que está no nosso coração nos impede de sermos perfeitos. Portanto moça, aprenda, aquele príncipe encantado que você viu na televisão só existe na televisão. Na vida real ele peca, erra, tem defeitos e você tem que aprender a amá-lo para que consiga suportar seus defeitos e exortá-lo quando errar. E moço, aquela menina fofa, meiga e linda que você vê também na tv não é sempre assim! Aprenda a amá-la com Cristo amou a igreja, essa é sua função. Porque um dia ela vai te fazer algo que simplesmente te deixe irado. Mas cabe a você, homem e líder, administrar a situação.
               Eu simplesmente acho que essa é uma desculpa pros jovens não se prepararem para um matrimônio. Pensam que o casamento será quando finalmente terão sexo à vontade, mas esquecem que o sexo não é o centro do casamento. Quando pensam que o sexo é o centro do relacionamento, esquecem de se prepararem para a vida matrimonial. Não se dão conta de tal responsabilidade!
                  Rapaz, preste atenção: VOCÊ vai liderar a casa, VOCÊ vai liderar a vida espiritual de sua esposa e filhos, VOCÊ vai manter sua casa financeiramente, VOCÊ terá que amar sua mulher como Cristo amou a igreja. Você ainda acha que não precisa se preparar? Você tem ideia da responsabilidade que terá? Você não está isento de responsabilidades, na verdade está amarrotado até o pescoço com elas. (Efésios 5.25, 28, 29)
                     Moça, prepare-se para ser uma auxiliadora idônea. Esqueça o que o mundo e a cultura ditam sobre isso, a mulher depende sim do marido, e deve ser submissa a ele. Você pode dizer: mas homem e mulher tem direitos iguais! Moça, Deus fez homem e mulher diferentes, com obrigações diferentes mas de igual importância. O mundo trouxe a ideia de que quando a mulher assume o papel do homem, aí sim ela tem importância, mas não! A importância da mulher está em ajudar e auxiliar o homem. Se prepare para isso.
                    Nisso tudo está envolvida uma definição errada do amor. Acham que amor é simplesmente passar a mão na cabeça da pessoa que errou, que eles vão olhar um pro outro e se sentirem seguros e nunca vão discordar em algo. Que utopia!
                       Eu deixo apenas uma pergunta: se a pessoa que você está apaixonado for egoísta, ciumenta e seja cheio de erros, você simplesmente a amaria e deixaria tudo pra lá? Então, porque espera que alguém deixe pra lá seu jeito, se for assim?

sábado, 13 de julho de 2013

Tudo é para a glória de Deus.

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." I Coríntios 10.31
       A graça e a paz do Senhor amados. Hoje quero falar sobre um tema que vem sido tratado com demasiada superficialidade, mas que merece nossa atenção. Em nossa caminhada cristã temos o costume de esquecer o real motivo pelo qual vivemos, pelo qual fomos criados, pelo qual Jesus morreu e ressuscitou, pelo qual a Bíblia foi escrita, pelo qual o universo foi criado, pelo qual fomos remidos. Esquecemos a razão de tudo: A GLÓRIA DE DEUS.
       É triste ver como esse assunto tem sido esquecido. De vez em quando tenho o desprazer de ouvir absurdos sobre isso. O ser humano teima em querer ser Deus. Mas há algo que está explicito na palavra de Deus que não podemos esquecer: Deus é a razão de tudo. Paulo afirma em sua carta aos Romanos: Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
       Você percebe a profundidade desse texto? Foi ele quem fez tudo, foi ele que fez os céus e a terra, foi ele quem criou cada ser vivo, cada estrela do céu, cada peixe do mar, cada ser humano no planeta terra, todas as galáxias, todas as estrelas. E você sabe a razão disso? para ele. Não foi pra você, nem para mim. Não foi para desfrutarmos da criação, embora ele permita que vivamos e desfrutemos das coisas que ele criou. Mas a razão da criação ainda é ELE mesmo. Assim como a morte de Cristo da cruz. Paulo termina: glória pois, a ele eternamente.
      Sendo assim, todas as nossas atitudes são (ou deveriam ser) para a glória dele. Comer, dormir, trabalhar, conversar, estar em comunhão com nossos irmãos. Temos a mania de achar que culto é apenas aquele momento que estamos na igreja, que cantamos hinos de louvor a Deus, oramos e ouvimos sua palavra. Esse momento é o culto solene, é bíblico e nós devemos sim participar dele. Mas não é apenas isso. A vida do cristão deve ser um culto, sua vida deve louvar a Deus com nossas atitudes.
       Portanto, seja comer, seja beber, ou qualquer outra coisa, que seja para a glória de Deus, pois essa é a razão de existirmos, de vivermos. Que Deus nos ajude a viver de uma forma que glorifique ao nome dele!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Provisão divina!




 "Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. 
Salmos 125:1"
     Em meio à tantas adversidades diárias nós, seres humanos, temos a tendência de desanimar. Querendo ou não temos a mania de acreditar que estamos sozinhos e que nada dará certo. Nos desesperamos. Ficamos inquietos, ansiosos e até perdemos noites de sono por motivos tão bobos, mas que por não confiarmos na provisão divina ficamos demasiadamente preocupados.
    A falta de confiança na provisão divina também é pecado. É incredulidade. É não acreditar que nosso Deus, Jeová Jireh (Deus provedor) vai suprir nossas necessidades. 
    Veja a resposta à pergunta 105 do Catecismo maior de Westminster (Quais são os pecados proibidos no primeiro mandamento?):
  (...)a vã credulidade, a incredulidade, a heresia, as crenças errôneas, a desconfiança, o desespêro;(...)
       Confiar em Deus não é apenas dizer da boca para fora que sabemos que Ele proverá. De nada adianta a consciência sem e prática. Se nós declararmos isso mas ficarmos inquietos e desesperados a respeito de determinado problema, é pecado da mesma forma. Em Filipenses 4.6 Paulo nos adverte a não nos preocuparmos nem adarmos inquietos.

 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
     Temos que confiar que Deus proverá todas as nossas necessidades. "O melhor antídoto contra a ansiedade é a oração sincera e confiante, através da qual expomos nossas dúvidas, temores e confiança"¹.

A beleza de confiarmos em Deus.
     Uma das coisas mais belas em meio à tribulação é a confiança em Deus. Quando confiamos em Deus, podemos crer que mal algum nos acontecerá, mesmo em meio a guerra (Sl 91.7) e podemos descansar seguros e calmos, sem inquietações. Davi reconhece isso quando diz no Salmo 4.8 quando diz: Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.
     Nosso Deus é o Deus que provê. Negligenciar isso é pecado, é errado, é incredulidade. Aceitar isso é maravilhoso, prazeroso e nos torna inabaláveis como o monte Sião (Sl 125.1). Que tenhamos sempre a paz de Deus em nosso coração e a confiança na Sua provisão divina!




¹Hermisten Maia. Fundamentos da teologia reformada, 2007.